Crônicas

Todo mundo adora sentar numa roda para contar e ouvir histórias que, verídicas ou nem tanto, acabam entrando para o Folclore. Criamos este espaço para vocês curtirem essas saborosas histórias.

  • 10/06/2022 - Kruger
  • Aniversario

Embora tardio, por motivos de viagem aos estados do Pará e Maranhão na semana do aniversário do EOPF, 58º, não posso me furtar de dizer algo a respeito do nosso Grupo.
Agradecer a todos que compõe o EOPF pela dedicação e carinho com preservam a identidade do time. Em especial àqueles que são a linha de frente, na marcação de jogos, cuidados com o patrimônio (fardamento e correlatos), apontadores dos eventos no site, a presença constante de todos os atletas, pois trata-se de um esporte coletivo. Todos necessitam da presença de todos.
Por esta razão, quero parabenizar este Grupo maravilhoso que edifica o nome do Encontro Ouro Preto de Futebol, que mantem viva a chama que brilha há 58 anos. Vida longa a este lindo projeto. Abraço a Todos.

  • 02/08/2016 - Alberto Melnik
  • 30 anos de muitos encontros

Era uma vez há 30 anos um garoto de seus 16 anos que apareceu em um campo com uma turma de idade bem mais alta,o garoto chegou e pensou ( onde eu vim me meter )olhando parecia um jogo de força;de puro vigor físico ;entre os do time que iria jogar junto e principalmente os que estavam do lado adversário.tinha saído dos juvenis do gremio que dava pelo menos uma bagagem de tentar driblar os adversários e os percalços de uma nova empreitada.

Tempo de muitos "encontros" vieram muitos conselhos,de muitos krügers,nogueiras,wopetos,teixeiras;baldassos,etc.

Mais tarde vieram outros;toninhos;luizes,nikitas,pelezinhos,sergicos e tantos outros.

Levo até hoje todos os conselhos dados;tento fazer da melhor maneira possivel para mim e para meus parceiros de time e é sempre uma alegria estar junto de toda essa nação.
enquanto o cerebro funcionar e as pernas aguentarem é bola para frente.

Valeu por todos estes 30 anos GRANDE ENCONTRO OURO PRETO DE FUTEBOL

  • 02/06/2015 - César Bizarro
  • ESQUINA OURO PRETO



ESQUINA OURO PRETO

Hoje em minha janela virtual, quando chega a saudade , vem junto as lembranças, ligo o PC entro no site e procuro vestígios , do tempo em que a esquina entre Cel. Feijó e Travessa São Jacó, se tornava o que seria hoje uma sala de bate papo, um local de encontro, como um auditório ao ar livre.
Alguns desciam em direção a av. Assis Brasil, vindos da Jundiaí ou travessa sul e ou até mesmo da Eduardo Chartíer . Era obrigatória a parada nesta esquina, defronte (pode-se dizer) a sede do clube da amizade precursor do nosso hoje glorioso EOP.
Quantos personagens! do local ou de passagem, marcaram a história do clube e até mesmo de nossas vidas.
Me permitam lembrar de alguns, sem a preocupação de ordem de maior ou menor importância em grau de AMIZADE, pois hoje há a constatação da grande semente que foi plantada com o “clube do mesmo nome”.
Na esquina reuniam-se representantes de todas religiões e partidos , portanto todo assunto era debatido, discutido e claro o futebol tinha prioridade, pois era ali mesmo, após muitas batalhas travadas no “ campo do Dom Bosco “ onde os atletas dirigentes e torcedores escorados no muro do salão de testemunha de jeová, bebiam (alguns) a cerveja que vinha ali do lado (bar da dona Dolfina? ) , boa convivência , pagode e culto, festa e bar com extensão pela calçada.
Ali eram encontrados, Pelé e Garrincha , zé chicle e Zezinho , Betão e betinho , Alemão e Negô, Luiz e luisinho , Naumar , Neni, Neco, Eloim , Magrão , Tonho , Tó, Arakén ,Hildo, Bizarro e tantos outros, todos ali em algum momento, paravam ou para “pegar” o “boa vista”, ou na maioria das vezes ,queriam mesmo ver o desfile das Morenas, Loiras e Mulatas que subiam ou desciam a Cel. Feijó, bons tempos...

  • 18/05/2015 - César Bizarro
  • FRAGATA FUTEBOL CLUBE

Fragata Futebol Clube

A esquina da Cel. Feijó com a Travessa São Jacó viu nascer o Fragata Futebol clube (18/05/1969), um mês e três dias antes da chegada do homem na lua.
Mas pergunte a todos que participaram da criação deste clube como torcedores, incentivadores e principalmente atletas , qual acontecimento marcou mais em suas vidas.
A São Jacó é uma travessa com duas quadras apenas, até o final da década dos anos 60 não havia calçamento e existiam valas laterais. A calçada e a rua propriamente dita se confundiam. Ali , bem ali, surgiu o Fragata Futebol Clube. As peladas no meio da rua, todas ás tardes depois da escola. Nas férias escolares ,( durante todo o dia), a gurizada participava de jogos, bolita, taco, tampinha, carteira, etc, mas o futebol (pelada) tinha a preferência, onde a disputa se estendia até o anoitecer.
Na residência de nº 205, numa área coberta, foram realizadas as primeiras reuniões para a fundação do time. Time, por que aquela gurizada na empolgação não tinha noção da grandeza que alcançaria este nosso clube, hoje.
Lembro quando da escolha do nome do time , várias sugestões apareciam, quando foi apresentado um caderno espiral onde a estampa era uma fragata.(caravela). A partir deste momento Hildo Baldasso , mentor e organizador do clube ( já na época), coordenou a votação. É justo mencionar a participação dos atletas e a colaboração de muitas pessoas, naquele ínicio.
O primeiro fardamento do time era composto de sete camisetas de Educação física ( branca com uma faixa azul oblícua no peito). Foi o que foi possível comprar naquele momento.
Aproximadamente 500 mts, separava a sede, do campo do dom bosco na época usado por diversos times amadores. Devemos lembrar que o fragata trazia no seu elenco garotos de 09 a 13 anos de idade, acostumados a jogar de pés descalços , tiveram estes, que procurar uma adaptação á chuteiras e ao tamanho do campo. Justamente por isto os primeiros jogos foram realizados em uma das metades do campo no sentido perpendicular.
Recordo da participação de vários companheiros na época, como nosso saudoso Luis Monteiro (Luisinho) que com sua personalidade atuou nestes primeiros jogos como jogador e técnico. Lembro com grande admiração do Alemão, um dos primeiros técnicos do time, que com muito incentivo e participação, colaborou muito também para nesta data estarmos lembrando saudosos , com emoção de ter tido a oportunidade de participar, de conviver com muitas pessoas que até hoje nos trazem alegria de um tempo , que quando lembrado nosso sentimento é de saudade e orgulho.
Parabéns Fragata, União,Ouro Preto,Encontro Ouro Preto. Parabéns á todos que tiveram e tem a honra de Jogar , participar torcer, e simpatizar.
Parabéns á todos que de certo modo vivenciaram todos estes momentos.

  • 03/04/2014 - Ademir Flores
  • Time dos Sonhos

Poema
De Tiago Dias (Jornalista)

TIME DOS SONHOS

O sonho do gandula é ser goleiro.
Do jogador: treinador.
Do atacante: artilheiro.
- E o da bola?
É dormir o dia inteiro,
tendo a rede como cobertor.

  • 21/12/2012 - Luis Baldasso
  • UMA ARENA AMALDIÇOADA

Texto de Henrique Wittler (Engenheiro civil e perito ambiental)

A Arena gremista será amaldiçoada para sempre por milhares de atletas que praticavam esporte nos oito campos de futebol ali existentes, pela supressão das áreas verdes onde as aves em migração faziam o repouso, pela destruição de duas escolas de alto nível, pela permanência de lixão no subsolo envolto em “chorume”, que escoará por centenas de anos para o rio Guaíba atingindo a biota do Parque Delta do Jacuí, pelo procedimento adotado na obtenção da área e pela destinação de R$ 30 milhões da isenção de impostos que irão para empresa de sócios sigilosos e de capital de R$ 1 mil. A área utilizada para a Arena, doada pelo Estado há mais de 40 anos a uma entidade privada para construção de escola técnica, com cláusulas de impenhorável e inalienável, foi parar nas mãos da Construtora OAS, dos 37 hectares ficou dona de 28 para enriquecer seu patrimônio.

O contrato entre Grêmio e OAS previa a compra da área e a construção da obra com recursos da construtora e que, só após a obra concluída haveria a permuta da mesma pela área do Olímpico. Portanto, não necessitava a doação da área estadual, tirada da Fcors, um brinde. Ocorre que a área que a OAS estava comprando, vizinha a atual, custaria, já em 2008, 10 vezes mais do que pagou à Fcors, e, além disso, teria 10 hectares a menos, reduzindo a área destinada para especulação imobiliária. A lei feita para a transferência, publicada logo após reunião, justificada em um acordo com a Fcors que obrigava a entrega da área ao Grêmio, mas foi parar diretamente nas mãos da firma Novo Humaitá Empreendimentos, que pertence à construtora OAS. Tenho certeza que os crimes ambientais, o uso da força, a maldade, o enriquecimento ilícito e a destruição de outras entidades não trazem o bem, pelo contrário, marcam o empreendimento e seus usuários com o timbre da “maldade”, que será lembrada para sempre, de forma que, lesões de atletas, perda de jogos, briga entre dirigentes, desastres e derrotas esportivas serão consequências, pois estarão inseridas nas mentes insanas dos que praticaram e na dos que sabiam de tais atos e nada fizeram. Que a maldição dos prejudicados se encarregue de fazer justiça, pois a humana, hoje em dia, está fora de “moda”.

  • 25/03/2011 - Hildo Baldasso
  • AS 10 REGRAS DO FUTEBOL DE RUA

1. A BOLA
A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.

2. O GOL
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.

3. O CAMPO
O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.

4. DURAÇÃO DO JOGO
O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.

6. O JUIZ
Não tem juiz.

7. AS INTERRUPÇÕES
No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:
a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
b) Quando passar na rua qualquer garota gostosa.
c) Quando passarem veículos pesados.. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.

8. AS SUBSTITUIÇÕES
São permitidas substituições nos casos de:
a) Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição.
b) Jogador que arrancou o tampão do dedão do pé. Porém, nestes casos, o mesmo acaba voltando a partida após utilizar aquela aguá santa da torneira do quintal de alguém.
c) Em caso de atropelamento.

9. AS PENALIDADES
A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.

10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
Os casos de litígio serão resolvidos na porrada, prevalece os mais fortes ou quem pegar uma pedra antes.

QUEM NÃO JOGOU, PERDEU UM DOS MELHORES MOMENTOS DA VIDA.

  • 14/12/2005 - Hildo Baldasso
  • POR QUE OS HOMENS PREFEREM A LURDINHA?

Crônica de Arnaldo Jabor

Não vou entrar no mérito da beleza, mesmo porque a filha do Fábio Jr. tem um rosto de safadinha que não dá prá resistir, mas quanto ao corpo, penso eu, não deve ser melhor que o da mãe, e talvez por isso as câmeras só insistam em ficar nos "closes".

A sua rival é uma mulher linda, elegante e poderosa. Quem viu Rio Babilônia, de Neville de Almeida, de 1982, pode comprovar que a Torloni, ainda hoje, é uma mulheraça aos 50 anos.

Pois bem, mas então por que os homens preferem a Lurdinha (você deve estar me perguntando)?

Eu vou dizer: não é a beleza, não é a juventude, não é a covinha, não é a vontade de comer a filha do Fábio Jr., não é a vontade de traçar a Glória Pires... Nada disso!!!

O que mais atrai na Lurdinha é o seu jeito despojado de viver a vida, simples. Entendeu?

No início da novela a mulher do executivo milionário, vivia em dilemas pessoais que não têm nada a ver com ele, corria pra Miami todo final de semana, e se sentia sozinha (sozinha?!?! como?!?!).

Segundo ela, eles estavam passando por uma crise conjugal, ele não dava atenção para ela, e ela vivia dizendo: "não é nada, não é nada, me deixa, você não me entende", numa eterna TPM, extravasada na cleptomania.

Agora, imagine você, chegar em casa, depois de um dia trabalho e encontrar sua mulher dizendo que está infeliz, e você pergunta pra ela: por quê, meu bem? E ela responde: Por causa da sua indiferença!

Alguma mulher pode me dizer o que significa isso?

Toda vez que vocês mulheres tem um princípio de depressão, tão comum no ser humano e em outros grandes primatas, vocês culpam o homem e querem discutir a relação, nossa indiferença, nossa frieza, tudo no mundo.

Suas tristezas têm que ter um motivo, um culpado, e a culpa é de quem? Dele, do cara deitado ao seu lado que não te dá flores há séculos.

Ele, que nesse mesmo dia, lembrou de você, quando não pediu a sobremesa porque você disse que ela engorda; ele, que lembrou de você quando viu um pacote de viagem pra Aruba, mas que por não ter o dinheiro para te dar esse passeio, se culpa e trabalha igual a um cavalo.

Depois, quando chega em casa, vê sua amada toda feliz?

Não, ele esqueceu de colocar a cueca no cesto de roupa suja, e você pensa que ele a trata como empregada. Ele não quer discutir, ele quer evitar um desgaste numa discussão ridícula por causa de um motivo fútil, mas a fêmea não deixa uma pequena falha passar, ela ataca o macho, até que ele, por instinto de sobrevivência reage, daí então, o que ela faz?

Chama ele de grosso e mal educado.

Quando os homens ficam depressivos, o que é comum a todos os seres humanos(faz parte de nossa psiquê), queremos ficar reclusos, quietos, refletindo, e vocês acham que estamos distantes..., diferentes...

Nada que um chopinho com os amigos não resolva. Alguns momentos de conversa descompromissada, umas risadas como se fôssemos adolescentes, um pouco de molecagem e pronto, já estamos revigorados. Deixamos as agruras de lado e já temos energia pra tocarmos a vida prá frente por mais algum tempo.

Vocês nem ficam sabendo, na maioria das vezes.

Mas, vocês não conseguem passar por isso quietas, vocês querem dividir esse sentimento com a gente, querem que nós resolvamos isso pra vocês como se fosse uma pia pingando ou um sofá fora do lugar.

E, como nós não fabricamos antidepressivos, vocês nos culpam, já que deveríamos então, compor poemas todos os dias pela manhã para vocês, apesar de nós não gostarmos de poemas.

A Lurdinha faz com que o Glauco se sinta jovem, irresponsável.

Ele chega perto dela e aí? Ela conta uma piada sacana, sem preocupação, sem dores de cabeça, sem essa coisa de "fala que me ama", apenas curtição, os dois riem de tudo, tudo é legal, tudo é bom, e quando não é bom, faz ficar.

Os homens não pensam em outras mulheres, quando as deles são divertidas e engraçadas.

Problemas? Os homens gostam de resolvê-los e não de discutí-los.

O melhor amigo do Glauco, o Laerte, não larga sua mulher, apesar de ser descaradamente explorado por ela, coisa que ela não esconde, sabe por que?

Simplesmente, porque ela não complica as coisas, ela quer uma coisa, ela vai e pega, ela quer sexo, ela vai e agarra, ela não fica discutindo relação com ele.

Alguém acha que as crises da mulher são culpa do homem?

Por quê? O que ele fez? O que nós fizemos? Por que as mulheres complicam a vida? Por que tem que ter sempre uma explicação sem sentido pra tristeza delas?

Por que nós estamos sempre distantes? Por que estamos sempre estranhos?

Que MERDA isso quer dizer? Por que vocês não simplificam as coisas, e arrumam explicações mais simples para as suas angústias?

A angústia sempre existiu e sempre existirá, e todos nós somos movidos por ela.

É nosso medo da fome que nos faz trabalhar, poupar, e aceitar certas humilhações no trabalho.

É nosso medo da morte que nos faz evitar o perigo.

É a angústia pela realização profissional que nos faz trabalhar até 16 horas por dia.

A obstinação existe em nossas angústias, para o obstinado ele TEM QUE FAZER, senão morre, sofre, chora, se desmancha, se desfaz.

A angústia é um sentimento individual, próprio, e que só tem sentido para nós mesmos.

Nossos medos e temores, as coisas que nos revoltam e irritam, as coisas que não aceitamos, etc., são coisas nossas, unicamente de foro íntimo e pronto!

Quem tem que lidar com isso?

Nós mesmos, e pronto. Quem tem a resposta? Nós mesmos. Por que culpar os outros? Por que não achar que a culpa é de vocês? Por que tem que haver um culpado?

A Lurdinha não cria tempestades em copo d'água, ela apenas vive, e não se preocupa, e não preocupa o Glauco, e ele fica leve, leve como num sábado à tarde (como estou agora, pensando e digitando estas impressões). Não tem o que ele faça que a irrite, então, ele pode cometer pequenos erros, que ela não vai ligar, ele pede desculpas, e pronto, acabou!

Ninguém precisa ser perfeito, nem ter a bunda perfeita, só precisa ser FÁCIL DE LIDAR!!!

  • 01/11/2005 - Chico Victória
  • CARÃO NO PRÍNCIPE

Crônica extraída do livro A Alma do Penta, de Luiz Felipe Scolari/Ruy Carlos Ostermann

O intérprete era uma espécie de anjo da guarda dos brasileiros no futebol árabe. Era posto à disposição pelos clubes para acompanhar os treinadores no trabalho e nas atividades domésticas.

O problema era o hábito corriqueiro, puro e singelo de os homens árabes andarem de mãos dadas. Felipão morria de vergonha Quando ia ao supermercado, com Olga e o filho Leonardo, o moleque fazia troça do pai, que respondia brabo: "Cala a boca, menino, ou a gente não fica mais aqui".

Em algumas situações, o intérprete salvou Luiz Felipe de encrencas. Numa cidade sagrada, perto de Meca, o Al Shabab perdia um jogo encardido por um a zero. O Príncipe - que era dono do time - rodeava o técnico, louco para dar palpite. No intervalo, intimou o treinador a fazer determinada substituição. Felipão recusou de pronto, dirigindo-se ao intérprete: "Diz para cuidar da casa dele. Quem manda aqui é eu". O rapaz arregalou os olhos e traduziu erradas as palavras de Felipão para evitar o confronto. Desconfiado, o príncipe comentou que a tradução não combinava com a expressão do rosto do treinador.

Mal começou o segundo tempo, Felipão virou-se para Murtosa no banco e disse: "Se não ganharmos, adeus, petrodólares. Vamos ter que fazer as malas". Graças a Alá o time virou o jogo e venceu por 4 a 1. No hotel o príncipe convocou uma reunião e pediu respeito."Calma, eu entendo. Mas o senhor tem que entender que no time mando eu", fincou pé o técnico.

  • 18/10/2005 - Chico Victória
  • EMAGRECIMENTO MILAGROSO

Informações obtidas junto da faculdade de educação fisica da ULBRA

Algumas pessoas buscam a melhora da forma física em pouco tempo. Na maioria das vezes buscam dietas e produtos milagrosos que prometem reduzir a obesidade em poucos dias. Comerciais prometem a perda de 4kg em 5 dias.

Já outras, se sentem estimuladas a praticar atividade física. Esses indivíduos, ao começar a treinar, apresentam um leve aumento de massa muscular e como conseqüência um aumento do peso corporal. Mais tarde, concluem erroneamente que o exercício não é eficiente para emagrecer.

O primeiro erro é considerar o peso corporal como sinônimo de gordura. Quando vamos a balança, pesamos: ossos, pele, vísceras, músculos e gordura. Ou seja, o aumento do peso corporal, pode ocorrer devido a outros componentes, como os músculos por exemplo.

Traídos pelo desconhecimento, tiram conclusões precipitadas e adotam estratégias "milagrosas": dieta da proteína, "cortar carboidratos", ingerir 700kcal, comer somente sopas, não comer durante a noite, etc. Todas estas estratégias diminuem o peso, mas não diminuem a gordura corporal.

Para comprovar este fato faremos um cálculo: Perdendo 4Kg de gordura (4000g), e sabendo que cada grama de gordura fornece 9 kcal, temos um total de 36000Kcal em cinco dias. Ou seja 7200 calorias por dia! Um triatleta que pedale 150km, corra 42km, e nade 3km, gasta aproximadamente 7200 kcal nesse dia. Então para perder 4kg em cinco dias, teríamos que fazer as mesmas distâncias em cinco dias seguidos, sem a ingestão apropriada de alimentos - o que é impossível e levaria a morte.

O que aconteceu então com quem perdeu 4kg em cinco dias?

Reduziu o peso magro, basicamente água, glicogênio muscular e hepático (responsável pela manutenção da glicemia). Perdeu peso mas junto foi embora sua massa muscular e parte da saúde.

Dietas que prometem grande perda de peso em pouco tempo, não preconizam perda de gordura e fazem mal a saúde. Assim como engordamos lentamente, devemos emagrecer lentamente. Para mudar a forma física rapidamente nada como uma boa alimentação acompanhada por uma nutricionista,assim como, exercícios físicos orientados por um professor de educação física.

1 2 >